Idade: seis e sete anos
Período: uma vez por semanaObjetivo geral:
Que a criança interaja e expresse desejos, necessidades e sentimentos
por meio da linguagem oral, contando suas vivências e familiarizando-se, aos
poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se
faz necessária.
Justificativa:
Aprender uma língua não é somente aprender palavras, mas também os seus
significados, interpretações e representações da realidade.
A aprendizagem da linguagem oral é um dos mais importantes elementos
para que as crianças ampliem nas
diversas práticas sociais.
Pensando em estimular a ampliação da linguagem oral do grupo é que
estamos propondo o desenvolvimento de situações em que a criança desenvolva sua
capacidade de ouvir, se expressar e amplie seu repertório de palavras.
Apresentação :
Este é um projeto que visa possibilitar o contato das crianças com as
mais variadas situações comunicativas para que assim comecem a perceber a
função social da oralidade, através das cantigas de roda, percebendo esta forma
de linguagem como veículo de comunicação e ideias.
No seu decorrer as crianças terão a oportunidade de participar de
situações de pesquisas das cantigas a ser trabalhado, ouvir e discriminar
eventos sonoros presentes no desenvolvimento das mesmas e compartilhar o
material produzido com colegas e familiares.
• Conhecer diversas cantigas de roda.
• Lembrar de situações de seu cotidiano em que as
cantigas se fizeram presentes;
• Comentar as músicas trabalhadas;
• Interpretar as cantigas trabalhadas em sala;
• Reconhecer a linguagem oral como veículo de comunicação social;
• Valorizar a nossa cultura, resgatando as cantigas de roda;• Interpretar as cantigas trabalhadas em sala;
• Reconhecer a linguagem oral como veículo de comunicação social;
• Respeitar as ideias dos colegas;
• Apreciar o tema em questão;
• Respeitar o momento de falar e de ouvir;
Objetivo:
Apresentar o projeto, levantando conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto, como:
Questionar as crianças sobre o que sabem sobre as cantigas de roda.
Situação Comunicativa:
A criança vai descobrindo a
harmonia dos movimentos do próprio corpo e a musicalidade de sua voz. De mãos
dadas no círculo, ou dentro dele, as crianças têm a oportunidade de exercitar
sua desenvoltura, de compartilhar alegria e a chance de se projetar no grupo.
Brincando exercitam sua capacidade de socialização.Recursos:
• Cd’s ou DVDs de cantigas;
• Livros de histórias e outros materiais.
• Livros de histórias e outros materiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário