domingo, 26 de maio de 2013

AULA FORA – Ciência Lúdica

Atividades simples de observação e experimentação permitem às crianças entrar em contato com o processo de transformação da natureza.


CONHEÇA A HORTA.

“O contato com árvores, sementes e folhas é imprescindível para o aprendizado”, diz Beatriz Rucci, coordenadora de educação infantil no colégio Anglo Morumbi. As atividades práticas incentivam a curiosidade do aluno, que começa a prestar atenção nas espécies, ver se atrai inseto e quais são os devidos cuidados, entre outras características. Também é uma forma de estimular o trabalho em equipe, pois o sucesso da horta depende de todos os colegas. “O resultado é ainda melhor quando as tarefas culminam na degustação dos alimentos, pois a criança compreende o processo de produção e consegue enxergar a importância de ter uma alimentação saudável diz Maria de Remédios, do Móbili.



IMITANDO OS ANIMAIS
Os animais fazem parte da vida das crianças desde cedo, seja por meios de bichos de pelúcia, os que tem em casa, ou personagens de desenho. “O ideal é explorar a temática com questionamento simples relacionados ao cotidiano, como qual bichinho tem em casa, o que ele costuma comer, e ouvir as experiências do dia-dia”, afirma Roseli de Araújo, que atua na direção do colégio Vértice. Uma outra maneira de abordar o assunto é durante as aulas de recreação, sugerindo que os alunos reproduzam os movimentos e o som feitos pelos animais. “Dessa forma, conseguimos trabalhar o corpo e a mente dos pequenos”, acrescenta Roseli. Visitas ao zoológico, fazendinhas e áreas verdes em geral também costumam ser produtivas. “Nas atividades ao ar livre é possível mostrar o papel dos animais. As abelhas por exemplo, ajudam na polinização das flores”, explica Clarice Sume, da USP.

CONTEMPLAR O CÉU

Observar é fundamental para aprender. Uma maneira de conversar sobre temas como o sistema solar e alterações climáticas, e levar um grupo de crianças para analisar o céu. As transformações diárias, como a formação de nuvens de chuva, são boas formas de trabalhar a curiosidade e estimular o aprendizado. Mas o educador deve estar bem atento para colher resultados e ter clareza do contexto, abordagem e das áreas de conhecimento que serão exploradas no decorrer do exercícios. “Assim, teremos a garantia do desenvolvimento efetivo de competências e habilidades específicas”, comenta Suzy, do colégio Albert Sabin.






Referência: Revista 
ei - Educação Infantil. editora Segmento.
 Capa: A construção do Professor.



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