CONHEÇA A HORTA.
“O contato com árvores, sementes e
folhas é imprescindível para o aprendizado”, diz Beatriz Rucci,
coordenadora de educação infantil no colégio Anglo Morumbi. As
atividades práticas incentivam a curiosidade do aluno, que começa a
prestar atenção nas espécies, ver se atrai inseto e quais são os
devidos cuidados, entre outras características. Também é uma forma
de estimular o trabalho em equipe, pois o sucesso da horta depende de
todos os colegas. “O resultado é ainda melhor quando as tarefas
culminam na degustação dos alimentos, pois a criança compreende o
processo de produção e consegue enxergar a importância de ter uma
alimentação saudável diz Maria de Remédios, do Móbili.
IMITANDO OS ANIMAIS
Os animais fazem parte da vida das
crianças desde cedo, seja por meios de bichos de pelúcia, os que
tem em casa, ou personagens de desenho. “O ideal é explorar a
temática com questionamento simples relacionados ao cotidiano, como
qual bichinho tem em casa, o que ele costuma comer, e ouvir as
experiências do dia-dia”, afirma Roseli de Araújo, que atua na
direção do colégio Vértice. Uma outra maneira de abordar o
assunto é durante as aulas de recreação, sugerindo que os alunos
reproduzam os movimentos e o som feitos pelos animais. “Dessa
forma, conseguimos trabalhar o corpo e a mente dos pequenos”,
acrescenta Roseli. Visitas ao zoológico, fazendinhas e áreas verdes
em geral também costumam ser produtivas. “Nas atividades ao ar
livre é possível mostrar o papel dos animais. As abelhas por
exemplo, ajudam na polinização das flores”, explica Clarice Sume,
da USP.
CONTEMPLAR O CÉU
Observar é fundamental para aprender.
Uma maneira de conversar sobre temas como o sistema solar e
alterações climáticas, e levar um grupo de crianças para analisar
o céu. As transformações diárias, como a formação de nuvens de
chuva, são boas formas de trabalhar a curiosidade e estimular o
aprendizado. Mas o educador deve estar bem atento para colher
resultados e ter clareza do contexto, abordagem e das áreas de
conhecimento que serão exploradas no decorrer do exercícios.
“Assim, teremos a garantia do desenvolvimento efetivo de
competências e habilidades específicas”, comenta Suzy, do colégio
Albert Sabin.
Referência: Revista
ei - Educação Infantil. editora Segmento.
Capa: A construção do Professor.
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