Apresentando a história e a dinâmica da nossa língua por meio de vídeos, projeções e totens interativos aos alunos.
O museu tem uma estrutura ótima, que permite as exposições serem
montadas de diversas formas. O interessante é que há guias com
deficiência no local.
Além de proporcionar a inclusão social, demonstra
aos alunos visitantes que pessoas com deficiência tem a capacidade intelectual
assim como qualquer um.
Objetivos
- Observar variação linguística.
- Trabalhar com regiões, localidades e mapas.
- Identificar diferentes culturas.
- Registrar, perceber evolução da língua oral e língua escrita.
Conteúdos
- Geografia e História.
- Observação da história, registro e análise.
- Imagem do museu de língua portuguesa, leitura do mural da linha do tempo.
Anos
5º e 6º anos.
Tempo estimado
6 aulas.
No Beco das Palavras,
crianças e adultos formam vocábulos a partir de fragmentos que "dançam";
surgem, então, explicações sobre sua origem e seu significado.
Caderno e lápis para anotação individual, máquinas fotográfica para registra as imagens, cartolinas, recortes de jornais e revistas para apresentação.
Desenvolvimento
1ª etapa
Apresente para os alunos as diferentes linguagens, escritas, culturas e regionais. Escolhemos levar os alunos ao museu de língua portuguesa para que observem as diferenças entre uma cultura e outra, como uma mesma fruta ou verdura pode ter nome com variação, dependendo da região. Comente a evolução da escrita como surgiu mostre na linha do tempo que existe no museu, convide os alunos a refletir sobre a influencia dos imigrantes em nossa cultura e vocabulário.
2ª etapa
Com base no que viram agora tire as possíveis duvidas peça que organizem suas anotações fotos individuais. Organize a sala em 5 grupos, cada grupo deverá representar uma região, trazendo uma fala regional, pode ser de 1 ou mais estados da região designada. Poderá também dar exemplos de gírias usadas em determinadas regiões e seus significados, a evolução da linguagem e escrita como era usado o vocabulário (vosmeces), nos dias atuais “vc”, brincar com o tempo.
3ª etapa
Distribua para os grupos alguns textos que tragam informações das regiões (jornais, revistas, livros...) onde cada grupo identifique características regionais, também traga exemplo de influencia de outro país em nosso vocabulário que são usadas atualmente (OK= tudo bem ou entendi, eedbek= um retorno ou uma resposta, dentre outras). Peça que se atenham aos fatos históricos.
4ª etapa
Peça que se Reúnam em grupos e discutam sobre os pontos principais de cada região façam uma comparação de como agiam e outras características abordada pelo grupo, colocar fotos do presidente de 1980 ressaltando vestes, comportamento..., e do atual presidente daquela localidade, fazer uma lista de comparações dos fatos antigos com atuais, (vestes, comidas, linguagem, escrita, curiosidades, cultura, característica mais marcante da localidade).
5ª etapa
Após está integração deve ser apresentado em forma de seminário, podendo se caracterizar com roupas típicas, podendo levar fotos em cartolinas ou trabalhar com a apresentação no PowerPoint, ou mesmo um teatro, conversar com cada grupo e decidir qual melhor forma de apresentar seu trabalho e dependendo dos recursos de cada escola.
6ª etapa
Cada grupo deverá fazer sua apresentação baseado em tudo que foi visto e discutido sobre a região designada, essa apresentação será feita oralmente. O professor e os alunos poderão fazer perguntas ao final da apresentação para não atrapalhar os integrantes do grupo. O professor poderá analisar o que foi desenvolvido pelos alunos, pelo que está sendo apresentado e pelas perguntas que fará ao grupo, também pode analisar o restante da turma através do que forem questionando o grupo que está apresentando. Após a conclusão da apresentação e todas as perguntas, o professor pode fazer algumas observações sobre algo que talvez faltasse ser dito para concluir.
Algumas perguntas pertinentes:
-Qual tipo de comida mais servida nesta região?
- Qual tipo de linguagem mais marcante?
- Como foi o desenvolvimento da escrita dessa região? - Qual o clima dessa região?
- Fato histórico marcante?
Avaliação
Ao final do estudo os alunos devem ser capazes de identificar algumas diferenças culturais, linguísticas, identificar em que região se localiza cada estado. Fica a critério do professor dar nota pela apresentação somente ou também aplicar uma prova com o que foi discutido ao decorrer do trabalho.
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